Trending: Homem invade ônibus com facão, retira ex-esposa a força e acaba preso pela PM Novo aumento no metrô de BH: passagem custará R$ 3,70 a partir de domingo Dois adolescentes são mortos em Lagoa Santa durante saidinha de Natal Militares apreendem drogas e submetralhadora em Vespasiano Assaltante despenca de prédio ao tentar fugir da Guarda Municipal em Pedro Leopoldo Homem sangra até a morte após pauladas na cabeça em Lagoa Santa
Portal Linha Verde

Aeronáutica de Lagoa Santa terá alistamento militar feminino no próximo ano

Jaboticatubas - 11/12/2024 - 14:58 291 Visualizações
Aeronáutica de Lagoa Santa terá alistamento militar feminino no próximo ano

O alistamento militar feminino começa logo mais, no dia 01º de janeiro de 2025, abrangendo todo o território nacional. Portanto, as mulheres que completam 18 anos no próximo ano poderão optar pelo serviço militar obrigatório.

De acordo com o site do Exército Brasileiro, o alistamento será realizado no período de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025, destinado exclusivamente às cidadãs nascidas em 2007, que completarão 18 anos em 2025. Para isso, basta se inscrever na junta militar da sua região ou realizar o alistamento online.

Inicialmente serão oferecidas 1.500 vagas para o serviço militar feminino em 2025. No entanto, a incorporação das voluntárias se dará apenas em 2026, após serem consideradas aptas na fase de seleção. Ao se alistar, a jovem brasileira permanecerá na força armada pelo prazo mínimo de 12 meses, podendo se estender por até oito anos.

Essa será a primeira vez que mulheres de todo o país ao completarem 18 anos poderão fazer o alistamento, o que antes só era possível para os homens.

O decreto prevê ainda que as mulheres que se alistarem poderão desistir do serviço militar até o ato final de incorporação. Após isso, o serviço militar passará a ser obrigatório e seguirá com as mesmas exigências impostas para o sexo masculino.

O decreto que trata das normas para o alistamento militar feminino foi publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de agosto, O documento foi assinado pelo presidente Lula e pelo ministro da Defesa, José Múcio.

Crédito: Revista Sociedade Militar.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês