Trending: Veículo com 7 ocupantes cai em ribanceira e faz 6 vítimas em Lagoa Santa Bandidos invadem casa, rendem moradores e roubam carro em Confins PM aumenta efetivo em Vespasiano após ônibus queimado e bilhete ameaçador Jovem morre na frente da mãe após ser baleada por ex-companheiro em Lagoa Santa Polícia prende 'príncipe do tráfico' durante operação em Santa Luzia Secretária de Saúde de São José da Lapa autoriza uso de ambulância para transportar mico doente
Portal Linha Verde

Idosa é 'esquecida' trancada dentro de posto de saúde em Santa Luzia; veja vídeo

Santa Luzia - 17/09/2019 - 23:25 432 Visualizações
Idosa é 'esquecida' trancada dentro de posto de saúde em Santa Luzia; veja vídeo

"Absurdo. É inacreditável que isso tenha acontecido". Assim a recepcionista Poliana Vasconcelos classificou o episódio ocorrido em um posto de saúde de Santa Luzia. A avó dela, Guiomar Barboza de Souza, de 78 anos, foi esquecida e trancada dentro da unidade de saúde localizada no bairro São Geraldo.

A senhora ficou por mais de 20 minutos trancada no posto e só conseguiu sair depois que populares viram a cena e acionaram a gerência do local. A Polícia Militar também acompanhou o caso. Em nota, a prefeitura da cidade lamentou o caso.

De acordo com Poliana, a avó vai todos os dias até o posto para trocar o curativo de uma úlcera nas pernas. "Geralmente ela vai com um conhecido nosso, que leva e busca. Mas quando ele não pode, a gente chama um Uber para ela e, na volta, as funcionárias do posto pedem o Uber para ela voltar", explicou.

A neta contou que a família não tem carro para levar a idosa até o centro de saúde, que fica a uns 15 minutos da residência dela, e nem sempre tem parentes com disponibilidade para acompanhá-la até a unidade", disse.

Na segunda-feira (16) à tarde, o homem não pôde levar a Guiomar e, por isso, a senhora foi de carro de aplicativo até o posto. "Aí quando deu 17h15 nós ficamos preocupados porque ela não apareceu. Ligamos no posto e ninguém atendeu", relembrou.

Quando foi até o local, a família descobriu o que tinha acontecido. Populares viram a senhora sozinha na parte da frente do posto de saúde e acionaram os funcionários do posto, que foram até o local e liberaram a idosa. "Até agora estou me perguntando como isso aconteceu", lamentou.

Cochilo

A Prefeitura de Santa Luzia confirmou a ocorrência e disse que a senhora faz tratamento diário no posto, mas que a família raramente a acompanha. "A idosa sempre vai ao posto e volta de Uber e, por várias vezes, a própria gerente da unidade fica na companhia até que o carro vá buscá-la", explicou o executivo.

Na segunda, de acordo com a nota, a idosa, que sempre fica sentada no banco da frente da unidade de saúde, foi para o fundo do posto, em um lugar não visível para quem passa. "Ela sentou em um banco que ali estava, onde veio a cochilar".

Ainda de acordo com a prefeitura, cerca de 20 minutos depois a senhora acordou e foi para a parte da frente da unidade, ficando visível para quem passava na rua.

A família disse que Guiomar não ficou assustada e nem traumatizada. Ela continuará fazendo tratamento diário no mesmo posto de saúde.

Nota da Prefeitura de Santa Luzia na íntegra

"Sobre a senhora que ficou no posto de saúde São Geraldo, por alguns minutos, a equipe da unidade explica: Trata-se de uma idosa de mais de 70 anos que faz tratamento no posto há um tempo (curativo de úlcera nas pernas).

O que aconteceu ontem foi que a senhora, que tem o hábito de sentar no banco da frente da unidade, foi para o fundo do posto, em um lugar não visível pra quem passava e sentou em um banco que ali estava, onde veio a cochilar.​ Cerca de uns 20 minutos depois a senhora acordou e foi para a parte da frente da unidade, onde foi acionada a gerência que imediatamente foi ao local.

A prefeitura lamenta o ocorrido e, segundo a equipe do posto, por várias vezes, já foram acionados os familiares da senhora para que a mesma seja acompanhada nos procedimentos, mas a única pessoa que a acompanha é a filha, mesmo assim isso ocorre raramente. A idosa sempre vai ao posto e volta de UBER e por várias vezes a própria gerente da unidade fica na companhia até que o carro vá buscá-la".

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês