Apesar do anúncio da reabertura do Hospital São João de Deus como unidade de campanha no combate à Covid-19 na cidade, segunda vitima morre em Santa Luzia por falta de atendimento adequado. Assim como ocorreu há pouco mais de um mês, outro paciente faleceu sem utilizar as instalações do Hospital. No primeiro caso, houve transferência (atrasada) ao Hospital de referência na capital e agora o paciente foi encaminhado para casa com as devidas orientações médicas e faleceu.
O paciente, um homem de 67 anos, deu entrada no dia 26/05 na UPA São Benedito com febre, tosse secretiva, coriza, diminuição do apetite e dores de cabeça. Após atendimento médico houve suspeita de infecção pela COVID 19. Foi então realizada a coleta de swab, raio x de tórax e apesar dos sintomas, o homem foi liberado para casa. Na sexta-feira, dia 29/05, o paciente retornou à UPA onde veio a falecer por volta das 14:30.
Segundo Nota emitida pela Prefeitura de Santa Luzia, mesmo diante de um quadro suspeito de Covid-19, o homem não foi testado no primeiro atendimento. Isto só ocorreu três dias depois quando retornou à unidade de saúde. Ele também não foi encaminhado ao Hospital de campanha, como diz o protocolo, mas orientado a voltar para casa.
Deixe sua opnião sobre o assunto.