Trending: Motorista de aplicativo é roubado e sequestrado em Santa Luzia Desabamento de laje em Santa Luzia deixa jovem ferido Filho é preso suspeito de matar e esquartejar a mãe em Santa Luzia Homem é suspeito de esfaquear e colocar fogo na ex-mulher em Matozinhos Polícia de Santa Luzia prende dupla que assaltou loja com submetralhadora Polícia prende líder da 'organização terrorista do Arara' em Lagoa Santa
Portal Linha Verde

Polícia procura por falso médico que atendeu pacientes em UPA de Santa Luzia

Santa Luzia - 11/06/2019 - 07:45 246 Visualizações
Polícia procura por falso médico que atendeu pacientes em UPA de Santa Luzia

Um falso médico que atendeu pacientes na UPA São Benedito, em Santa Luzia, é procurado pela polícia. A farsa foi descoberta no sábado (7), depois de uma prescrição errada. Nesta segunda-feira (10), a Polícia Civil abriu inquérito para investigar o caso. Representantes do centro de saúde e da prefeitura de Santa Luzia, além de outras testemunhas, já estão sendo ouvidos.

Por nota, a Secretaria de Saúde informou que investiga se algum servidor do Executivo municipal colaborou com a farsa, já que o nome do homem constava no sistema como o médico plantonista que faria a substituição de uma outra profissional.

"O falso médico não está credenciado na rede, mas teve o nome relacionado na lista dos médicos disponíveis. Isso leva a pensar que ele teve algum tipo de ajuda. O caso está sendo investigado e a pasta aguarda novos desdobramentos", pontuou a secretaria.

Atendimento

De acordo com a prefeitura, na manhã de sábado, o homem, usando jaleco, apresentou-se à portaria da UPA São Benedito como o plantonista do dia. Consta no Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Militar que o falso médico não assinou o controle de entrada, mas que o nome dele estava no sistema.

O homem foi para um dos consultórios e fez dois atendimentos. Um dos pacientes dele foi encaminhado para o setor de medicação e, lá, os enfermeiros desconfiaram do remédio prescrito.

A gerência da UPA foi acionada e levou a receita do farsante para outro médico. O profissional, então, constatou que o procedimento estava errado e que a medicação indicada pelo golpista era incompatível com o quadro clínico do paciente.

Falsidade

O médico e a supervisora da unidade de saúde foram até o consultório onde estava o falso profissional e o perguntaram sobre procedimentos médicos básicos, mas o impostor não soube responder.

Conforme a Secretaria de Saúde, ele alegou trabalhar "também na UPA Centro-Sul e UPA Leste em Belo Horizonte". O médico da unidade percebeu a farsa, determinou que o homem não poderia mais atender e fez novos atendimentos aos pacientes que haviam passado pelo farsante.

O homem foi informado que poderia ter matado um paciente com uma medicação errada e que também poderia ser preso. Ele teria dito que se apresentaria espontaneamente à polícia e deixou o local. Desde então, não foi mais visto. Segundo a PM, as câmeras de segurança da UPA que poderiam ter registrado a entrada não estão funcionando.

Suposta ajuda

A tese de que o golpista teria recebido ajuda de terceiros foi reforçada pois, além do nome dele constar na lista de profissionais autorizados a trabalhar na UPA, uma mulher teria ligado para a responsável pelo centro de saúde, durante a semana, e passado o nome do médico substituto.

A funcionária da UPA, então, ligou para o suposto médico e ele confirmou que iria fazer o plantão no lugar de outra médica. Depois que a fraude foi descoberta, o celular do suspeito foi desligado.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.