Trending: Adolescente de 17 anos é apreendido por espancar filho de 8 meses em Santa Luzia Inscrições estão abertas para Casamento Comunitário em BH Polícia Civil prende suspeito de pedofilia em Matozinhos Lagoa Santa: Idosos presos ao entrar em presídio recheados de celulares São José da Lapa registra terceiro assassinato neste fim de semana Taxistas saem de Confins em direção à Cidade Administrativa por integração
Portal Linha Verde

Prefeito de Santa Luzia bate o pé e não aceita novo presidio na cidade

Santa Luzia - 11/07/2019 - 09:24 392 Visualizações
Prefeito de Santa Luzia bate o pé e não aceita novo presidio na cidade

"Não, não e não a novos presídios. Mas sim ao fechamento do Presídio do Palmital". Essa foi a reação do prefeito de Santa Luzia, Christiano Xavier, em seu perfil no Instagram e em outras redes sociais, ao ser criticado por não doar terreno para construção de um presídio com capacidade para 600 presos na cidade.

"Enquanto eu for prefeito de Santa Luzia, se depender de mim, não construiremos presídios, construiremos escolas e outras obras que melhorem a qualidade de vida de nossa população", reagiu o prefeito, que defende o fechamento de um presídio já existente no bairro Palmital, no município que administra. "E mais! Se for para fechar o Presídio do Palmital, contem comigo, toda hora!!", reagiu ele.

Segundo Xavier, o pedido de doação do terreno para construção de mais um presídio na cidade deve-se ao déficit de vagas no sistema penitenciário de Minas, que hoje gira em torno de 30 mil vagas. "E eu disse não", reforçou o prefeito.

Ainda de acordo com Xavier, caso ele concordasse em doar o terreno para um novo presídio, o do Palmital seria desativado e, no lugar, seria construída uma praça ou outro equipamento público. "O que eu não acredito que cumpririam", reagiu.

"Com toda sinceridade, humildade, vivência e sensibilidade que o caso requer, correríamos o sério risco de não fecharem o Presídio do Palmital e o novo presídio que construíssem aqui para 600 vagas acabaria abrigando, na verdade, cerca de 2 mil a 3 mil presos, como sempre acontece", escreveu o prefeito.

"Inclusive, facções criminosas como o PCC, ADA, Terceiro Comando da Capital e outras, que já lotam pavilhões da Penitenciária de Segurança Máxima de Contagem, e que toda hora tocam o terror e comandam incêndios em ônibus e crimes de toda natureza", acrescentou.

O prefeito relata, ainda, que estava em Santa Luzia como delegado da Polícia Civil quando construíram a Cadeia do Palmital que, na verdade, segundo ele, foi construída para ser um Centro de Remanejamento de Segurança Pública (Ceresp) para cerca de 90 presos provisórios.

"Mas, nunca cumpriu o seu papel e sempre extrapolou a capacidade, chegando a quase 300 presos", reclamou Christiano Xavier.

"Sou totalmente favorável pela interdição e fechamento do Presídio do Palmital, mas não podem querer em troca que doemos um terreno para um presídio que será muito maior e que sabemos, pela nossa experiência", disse.

Ainda de acordo com o prefeito, "a própria história nos mostra que esse estabelecimento penal acabará se transformando num cadeião de 2 mil a 3 mil presos, com todos os impactos e repercussões negativas que vem junto com todo presídio", reagiu Christiano Xavier.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) foi procurada e ficou de se manifestar sobre as declarações de Christiano Xavier.

Repercussão

A mensagem do prefeito dividiu opiniões dos seus seguidores nas redes sociais. "Boa, prefeito. Educação é sempre a melhor solução, é investimento, mas jogar os vagabundos de Santa Luzia em Neves e Contagem também não é justo. Cada cidade tem sua parcela de responsabilidade", disse um internauta.

"Por ideias como essa que o nosso Brasil chegou nesse ponto. Não é necessário conhecer muito sobre segurança pública para saber que educação resolve o problema a longo prazo. Se um marginal comete um estupro hoje, vão colocá-lo na escola para cumprir pena? A curto prazo é óbvio que precisamos de presídios. Terrível ter que ler isso", reagiu outro internauta.

"Correto!!! Santa Luzia precisa educar as crianças e não construir presídios. Contagem se orgulha de sua passagem por aqui. Esperamos seu retorno em breve. Deus lhe proteja", postou um morador de Contagem, também na região metropolitana, onde Xavier trabalhou como delegado antes de ser eleito prefeito de Santa Luzia.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês