Trending: Vítima de disparo em Vespasiano comemorava seu primeiro dia de trabalho Cão Pitbull tem as patas decepadas a golpes de foice por vizinho em Confins Criança autista tem dedo amputado após acidente com climatizador em escola de Lagoa Santa Vereador de Lagoa Santa faz graves denúncias nas ações do Executivo Municipal Homem desaparece ao nadar em lagoa poluída de Santa Luzia Pai e filho são presos por envolvimento com tráfico de drogas em Santa Luzia
Portal Linha Verde

Santa Luzia realiza campanha de vacinação contra o sarampo neste sábado

Santa Luzia - 16/10/2019 - 15:26 447 Visualizações
Santa Luzia realiza campanha de vacinação contra o sarampo neste sábado

Dia “D” da campanha será neste sábado (19), quando todas as unidades de saúde funcionarão das 8h às 17h

No próximo sábado (19), todas as unidades de saúde do município de Santa Luzia estarão abertas das 8h às 17h para o dia “D” de mobilização nacional da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Essa é a primeira etapa da campanha e devem se vacinar crianças menores de 5 anos. É essencial que os pais compareçam com suas crianças às unidades de saúde, levando o cartão de vacina.

A campanha começou no dia 7 de outubro e segue até o dia 25. A priorização deste grupo na primeira etapa deve-se à elevada incidência da doença nesse público nos surtos registrados em 2019. As crianças apresentam maior risco de desenvolver complicações, tais como cegueira, encefalite, diarreia grave, infecções no ouvido, pneumonias e óbitos pelo sarampo.
Uma segunda etapa, voltada para jovens adultos com idades entre 20 e 29 anos, será entre os dias 18 a 30 de novembro, com o dia “D” de mobilização nacional no dia 30. Nesta fase, priorizou-se o grupo com essa faixa etária devido ao número de casos confirmados ser expressivo.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início do programa de eliminação da doença, nos últimos anos, casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal e bolsões não vacinados. No Brasil, apenas de junho a setembro deste ano, já foram confirmados mais de 3.300 casos.

 

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês