Trending: Homem espanca a ex-companheira por não aceitar o fim do relacionamento Operação IN MEMORIAN prende 11 suspeitos de tráfico em Matozinhos Coronavírus: metroviários prometem paralisação total a partir de segunda-feira Mistério: suspeitos deixam homem já morto em hospital de Pedro Leopoldo e fogem Homem é procurado após atirar contra enteado em Santa Luzia Militares estouram ponto de venda de drogas no Santa Clara, em Vespasiano
Portal Linha Verde

Governo restringe horário da gratuidade para idosos no transporte metropolitano

Belo Horizonte - 15/04/2020 - 15:37 637 Visualizações
Governo restringe horário da gratuidade para idosos no transporte metropolitano

O governo de Minas Gerais informou, nesta quarta-feira (15), que a gratuidade para idosos no transporte metropolitano será restrita a dois horários ao longo do dia: das 9h às 16h e das 20h às 4h.

Segundo o Executivo estadual, a medida, que passa a valer neste sábado (18), foi tomada para proteger as pessoas com mais de 65 anos e minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus.

O governo reforça que a mudança é excepcional e temporária e visa evitar que os idosos circulem por terminais, estações e ônibus metropolitanos nos períodos de maior movimentação

O controle de acesso dos idosos aos terminais, estações de transferência e aos ônibus será feito por meio da bilhetagem eletrônica, para aqueles que utilizam o cartão Ótimo, e também por funcionários das empresas que operam o sistema. A ação será mantida até o fim do estado de calamidade pública em saúde.

"É uma medida excepcional e temporária, de caráter sanitário, para evitar que os idosos tenham um contato social desnecessário com outras pessoas nos horários de pico. Assim, em caso de necessidade de deslocamento, é importante que eles utilizem o transporte somente em horários de menor movimento. A faixa horária estabelecida não os impedirá de acessar serviços essenciais, como comparecer a uma consulta médica ou ao banco, por exemplo", explica o superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Seinfra, Eriênio Souza.

Uso obrigatório de máscaras

O Comitê Extraordinário Covid-19, do governo de Minas Gerais, publicou no Diário Oficial do estado desta quarta-feira (15) uma determinação para que todos os passageiros e funcionários do transporte coletivo são obrigados a usarem máscaras como medida de prevenção contra o novo coronavírus.

Além disso, a deliberação ainda determina que as empresas de transporte façam marcações no piso dos ônibus para garantir o espaçamento mínimo entre as pessoas.

Os ônibus já estavam obrigados a rodar com, no máximo, metade da capacidade de passageiros sentados. Já os metrôs, trens e veículo biarticulado pode transportar passageiros em pé, também dentro de metade da capacidade.

Também foi publicado a confirmação de distanciamento mínimo entre os passageiros nos pontos de ônibus ou filas de espera.

As ações do comitê seguem orientações da Secretaria de Saúde.

O Governo do Estado de Minas Gerais reforça a necessidade de observância das medidas de isolamento social e da redução de fluxos, contatos e aglomeração de pessoas, para a prevenção ao contágio pelo coronavírus.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês