O governo de Minas Gerais informou, nesta quarta-feira (15), que a gratuidade para idosos no transporte metropolitano será restrita a dois horários ao longo do dia: das 9h às 16h e das 20h às 4h.
Segundo o Executivo estadual, a medida, que passa a valer neste sábado (18), foi tomada para proteger as pessoas com mais de 65 anos e minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus.
O governo reforça que a mudança é excepcional e temporária e visa evitar que os idosos circulem por terminais, estações e ônibus metropolitanos nos períodos de maior movimentação
O controle de acesso dos idosos aos terminais, estações de transferência e aos ônibus será feito por meio da bilhetagem eletrônica, para aqueles que utilizam o cartão Ótimo, e também por funcionários das empresas que operam o sistema. A ação será mantida até o fim do estado de calamidade pública em saúde.
"É uma medida excepcional e temporária, de caráter sanitário, para evitar que os idosos tenham um contato social desnecessário com outras pessoas nos horários de pico. Assim, em caso de necessidade de deslocamento, é importante que eles utilizem o transporte somente em horários de menor movimento. A faixa horária estabelecida não os impedirá de acessar serviços essenciais, como comparecer a uma consulta médica ou ao banco, por exemplo", explica o superintendente de Transporte Intermunicipal e Metropolitano da Seinfra, Eriênio Souza.
Uso obrigatório de máscaras
O Comitê Extraordinário Covid-19, do governo de Minas Gerais, publicou no Diário Oficial do estado desta quarta-feira (15) uma determinação para que todos os passageiros e funcionários do transporte coletivo são obrigados a usarem máscaras como medida de prevenção contra o novo coronavírus.
Além disso, a deliberação ainda determina que as empresas de transporte façam marcações no piso dos ônibus para garantir o espaçamento mínimo entre as pessoas.
Os ônibus já estavam obrigados a rodar com, no máximo, metade da capacidade de passageiros sentados. Já os metrôs, trens e veículo biarticulado pode transportar passageiros em pé, também dentro de metade da capacidade.
Também foi publicado a confirmação de distanciamento mínimo entre os passageiros nos pontos de ônibus ou filas de espera.
As ações do comitê seguem orientações da Secretaria de Saúde.
O Governo do Estado de Minas Gerais reforça a necessidade de observância das medidas de isolamento social e da redução de fluxos, contatos e aglomeração de pessoas, para a prevenção ao contágio pelo coronavírus.
Deixe sua opnião sobre o assunto.