Trending: Terminal do Move Metropolitano no bairro São Benedito vai passar por obras Santa Luzia ficará sem água neste domingo; veja lista de bairros afetados Jovem é executado após sair de baile funk na região de Venda Nova Morre moradora de Santa Luzia que inalou fumaça durante protesto Cobra é flagrada no passeio da rua Fernando Pezzine em Matozinhos Trio é preso após sair de baile funk e assaltar 12 pessoas em Santa Luzia
Portal Linha Verde

Secretária de Saúde de São José da Lapa autoriza uso de ambulância para transportar mico doente

São José da Lapa - 17/05/2019 - 12:29 344 Visualizações
Secretária de Saúde de São José da Lapa autoriza uso de ambulância para transportar mico doente

Uma situação inusitada provocou incômodo entre alguns funcionários do município de São José da Lapa. No último domingo (12), uma das duas ambulâncias disponíveis para o serviço de saúde no fim de semana, foi usada para transportar um mico que estaria morto com suspeita de febre amarela.

O carro usado para carregar pacientes da cidade estava na Policlínica Dom Pedro quando foi acionado para o resgate do mico. Ao chegar no local, o motorista da viatura constatou que o animal ainda estava vivo, mas agonizando.

Um funcionário da Secretaria Municipal de Saúde denunciou que "o mico aparentava estar doente mesmo, mas usar uma ambulância do serviço de urgência para transportar um mico e deixar a população sem a viatura é inadmissível", comentou.

Segundo ele, a história seria tão absurda que provocou riso entre alguns servidores. "Agora a ambulância carrega até mico", comentou um. Outro demonstrou preocupação com o motorista da ambulância que teria carregado o animal para colocá-lo em uma caixa, onde seria transportado. Alguns também especularam que o animal sequer tinha sintomas de febre amarela, mas sim havia sido envenenado com "chumbinho".

Outro lado

Procurada, a secretária de Saúde de São José da Lapa, Maria Luiza Cunha, contou que foi ela quem autorizou o uso da ambulância para o resgate do mico. Ela conta que, no sábado (11), um morador havia enterrado em seu próprio quintal um mico morto e isso teria acendido o alerta na secretaria. Ao receber a denúncia de que outro mico teria morrido, já no domingo (12), ela decidiu acionar a viatura.

"O mico é um sinal de alerta para a febre amarela. Como o serviço de vigilância sanitária não funciona no domingo, solicitei ao motorista que fosse ao local verificar e recolher o mico. Em seguida, ele precisaria entregar lá no serviço de zoonoses, onde o animal seria congelado e testes realizados", comentou. Segundo Cunha, havia duas ambulâncias disponíveis nos dias, ambas estavam "paradas e sem serviço".

"Todos os micos mortos precisam ser encaminhados. Se a causa da morte for febre amarela, a Secretaria de Saúde precisa avaliar se as pessoas estão vacinadas para não correr o risco de alguém contrair a doença", explica.

De acordo com ela, o uso da ambulância para resgate do mico "não prejudicou em nada o atendimento ao usuário". Quando questionada se o veículo foi desinfectado após o uso, ela confirma.

Cunha destacou ainda que a prefeitura possui um serviço de ouvidoria, "a pessoa que fez a denúncia poderia ter procurado a ouvidoria antes". Ela explica que reclamações podem ser feitas através do e-mail saude@saojosedalapa.mg.gov.br, pelo telefone (31) 3623-6889 ou presencialmente, na sede, das 12h às 18h.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.