A prefeitura de Vespasiano está repensando as medidas de isolamento e distanciamento social depois que o município confirmou a primeira morte pela Covid-19. A administração não descarta endurecer as regras para aumentar a prevenção.
São 38 casos confirmados com uma morte. O novo coronavírus demorou, mas também chegou em Vespasiano. A cidade foi uma das últimas da região metropolitana da capital a registrar casos da doença. E depois que eles foram confirmados, o município voltou atrás de algumas medidas como por exemplo a liberação dos salões de beleza. Diferentemente da capital, em Vespasiano estão proibidos de funcionar.
"Se necessário for, a gente retroagirá sim. Temos um grupo de técnicos que está estudando diariamente os casos e avaliando o retrato do Estado, que pode ser o retrato de qualquer um dos municípios", destacou o Luiz Felipe Caram, secretário municipal de saúde de Vespasiano.
A prefeitura não descarta que medidas ainda mais restritivas possam ser tomadas, caso aconteça um surto de casos na cidade.
A cidade conta com 49 leitos no hospital Vespasiano e mais sete na UPA. E oito respiradores.
Para não sobrecarregá-los, a aposta da prefeitura é a prevenção. Para isso treinou fiscais para vistoriarem as ruas, disponibilizou um telefone para denúncias de estabelecimentos abertos que não estejam liberados pelo decreto, fez barreiras sanitárias nas entradas da cidade.
Estações com água e sabão
Além disso a prefeitura instalou estações com água e sabão em lugares de muito movimento de pessoas. Afinal, lavar as mãos é um dos métodos mais eficazes para conter a propagação da doença.
Deixe sua opnião sobre o assunto.