Trending: Festival de comida da roça começa neste domingo Professor estupra aluno de 9 anos e diz que cometeu crime porque estava triste Motorista de aplicativo é roubado e sequestrado em Santa Luzia Idosa diz que já levou até tapa na cara em asilo investigado em Santa Luzia Programação completa da Festa de Agosto 2019 de Lagoa Santa Santa Luzia realiza campanha de vacinação contra o sarampo neste sábado
Portal Linha Verde

Jaboticatubas entra em lockdown após COVID-19 pular de 19 para 71 em 24 horas

Jaboticatubas - 22/05/2020 - 14:51 6516 Visualizações
Jaboticatubas entra em lockdown após COVID-19 pular de 19 para 71 em 24 horas

Com aumento de 273% de casos de COVID-19 em 24 horas - dados do boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais - a prefeitura de Jaboticatubas decretou lockdown (bloqueio) a partir deste sábado (23). A informação foi confirmada pelo prefeito Eneimar Adriano Marques (DEM) nesta sexta-feira (22).

Segundo o chefe do executivo municipal, a medida será aplicada apenas aos fins de semana - neste e no próximo. Ele não descarta, contudo, prorrogar o bloqueio por mais tempo, caso a pandemia de coronavírus permaneça avançando na cidade, que não tem leitos de CTI e conta com apenas três respiradores, disponíveis no hospital filantrópico do município.

De acordo com o prefeitura, todo o comércio, incluindo o essencial, será suspenso. Apenas postos de gasolina e farmácias terão autorização para funcionar durante o confinamento. As divisas, a princípio, não serão fechadas.

"Nós tínhamos iniciado uma flexibilização das atividades por aqui. Hoje, já reduzimos os horários e, no sábado, fecharemos tudo. A ideia é não só restringir a circulação da população local, como também a de pessoas que têm casa por aqui e frequentam a cidade nos finais de semana", explica o prefeito Eneimar.

Consta no censo do IBGE que a cidade tem 20.143 habitantes. Pelos cálculos do prefeito, frequentadores eventuais somariam mais 10 mil à comunidade.

Empreiteira espalhou vírus

Conta o secretário de governo Rafael Lucas que a o aumento repentino de COVID-19, de 19 casos para 71 em um dia, em Jaboticatubas, foi causada por colaboradores da empreiteira Cobra Brasil, instalados na localidade. Segundo o dirigente, a empresa, que faz parte do Consórcio Mantiqueira, ganhou uma licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), autarquia ligada ao governo federal, para a instalação de linhas de transmissão de energia por várias cidades da região, incluindo Jaboticatubas.

Rafael Lucas diz que a equipe mobilizada no projeto reune 213 pessoas. Uma delas apresentou sintomas da virose e foi testado. Diante do diagnóstico positivo, a secretaria municipal de saúde decidiu aplicar o exame às 47 pessoas mais próximas do convívio do trabalhador. Treze delas teriam acusado a presença do vírus - todas assintomáticas.

"Foi aí que nós resolvemos quebrar o protocolo do Ministério da Saúde e testar todos os 213 trabalhadores. Achamos, no total, 63 infectados. Apenas um deles com sintomas", esclarece Rafael Lucas.

O prefeito Eneimar Marques diz que, tão logo soube da situação, baixou um decreto suspendendo as atividades da empreiteira. Os colaboradores permanecem isolados em alojamentos e casas alugadas no município. "Dependendo de como as coisas se desenrolarem aqui, podemos restringir ainda mais o lockdown. Tudo vai depender do resultado do bloqueio nesses dois fins de semana", pondera o chefe do executivo.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.

Mais lidas este mês