Trending: Jovem é preso em Santa Luzia após PM encontrar chave de carro roubado no bolso dele Conceição do Mato Dentro registra o primeiro caso de coronavírus Carro fica preso embaixo de caminhão em acidente em Vespasiano Bombeiro faz parto da própria filha dentro do carro na MG-10 em Lagoa Santa Menino de 4 anos se afoga em piscina de sítio em Santa Luzia Lagoa Santa: Idosos presos ao entrar em presídio recheados de celulares
Portal Linha Verde

Morador de Matozinhos e prima vencem evento da NASA transformando lixo em água

Matozinhos - 29/06/2020 - 18:26 351 Visualizações
Morador de Matozinhos e prima vencem evento da NASA transformando lixo em água

Trocar lixo por água e desenvolver uma nova perspectiva no combate ao coronavírus. Foi com um projeto inovador que dois estudantes mineiros foram campeões nacionais de um evento organizado pela Nasa – agência espacial dos Estados Unidos. Um desses estudantes, Jhuan Pablo Montoya, de 17 anos, é morador do bairro Presidente, em Matozinhos, e cursa o 2º ano do ensino médio na Escola Estadual Bento Gonçalves.

Jhuan e a prima Bárbara Ramos, de 20 anos, estudante da UFMG, fizeram parte da equipe chamada "Megazord!, que também contava com três participantes paranaenses e um goiano.

Em função da pandemia, esta edição da maratona foi extraordinária e totalmente on-line. Depois de muitas reuniões virtuais e estudos, a equipe apresentou o projeto 'CashBack Water' para vencer a categoria "Uma Nova Perspectiva! no Nasa International Space Apps Covid-19 Challenge, considerado o maior evento do mundo que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para o combate ao novo coronavírus.

A ideia do projeto é, através de um aplicativo de celular, gerar créditos de água potável para todo lixo reciclável descartado corretamente nas lixeiras desenvolvidas para a iniciativa.

"A gente construiu um aplicativo que tem uma moeda de troca (WaterCoins). As pessoas trocam o lixo reciclável em pontos de coletas e ganham as WaterCoins, que podem ser trocadas por garrafas de água biodegradáveis. Na tampa dessas garrafas tem uma semente (que varia de acordo com a regionalidade). E é possível plantar esta semente!, destacou Jhuan Pablo.

"A nossa ideia é garantir a produção de lixo e trocar o reciclável por água. Instalar em pontos estratégicos das cidades um equipamento para as pessoas descartarem lixo reciclável!, completou Bárbara.

Como prêmio, a equipe ganhou o direito a uma consultoria de uma empresa indicada pela Nasa para o desenvolvimento do projeto inovador. Só que os jovens querem mais. Depois de a equipe conseguir o título nacional, o sonho agora é fazer bonito com o projeto 'CashBack Water' contra adversários de vários países do mundo. O resultado da premiação será divulgado pela Nasa em agosto.

O que achou dessa matéria?

Deixe sua opnião sobre o assunto.