A Prefeitura de Vespasiano anunciou, nesta quarta-feira (24), o cancelamento do mutirão de catarata realizada pela Fundação Vespasianense de Saúde a partir desta quinta-feira (25). As cirurgias, que seriam realizados até o dia 31 deste mês, tinham objetivo de desafogar a fila de espera pelo procedimento. O atendimento se estenderia a pacientes de várias cidades, como Brumadinho, Vespasiano e Sete Lagoas.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde da cidade, Luiz Felipe Caram, o motivo do cancelamento se deve à suspensão de envio de verbas por parte do Governo Federal. E o Governo do Estado também disse que não disponibilizaria recursos para este fim.
Luiz Felipe Caram informou que as cirurgias de pacientes do município serão mantidas, por ordem da prefeitura, com recursos próprios do município. São, segundo ele, 150 pacientes da cidade que precisam do procedimento.
De acordo com o secretário, dos cerca de 3 mil procedimentos previstos, 1.600 foram realizados. Novecentos serão pagos pelo Ministério da Saúde, conforme deliberado por uma portaria ministerial e deliberação da Comissão Bipartite Estadual, que autorizaram as cirurgias.
O secretário garantiu que as demais cirurgias vão continuar normalmente, já que os recursos vêm de outras fontes.
O Ministério da Saúde disse que não promove mutirões de catarata. Que faz repasse de verba e o município é que dá a destinação devida. A pasta não soube informar se houve ou não corte no repasse para o procedimento de correção de catarata.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou que foi interrompida a liberação de novas autorizações de procedimentos cirúrgicos, para fazer um balanço financeiro do que foi realizado até agora. Enquanto isso, é aguardada uma nova publicação do Ministério da Saúde sobre o assunto, prevista para acontecer nesta quinta-feira (25). Após a análise desta portaria, será definida a destinação da verba.
Deixe sua opnião sobre o assunto.