Uma jiboia com aproximadamente dois metros de comprimento foi fotografada no passeio da rua Fernando Pezzine, em frente ao Condomínio Lucas Lacerda, no centro de Matozinhos, na tarde desta quinta-feira (25). A imagem circulou nas redes socias, mas a serpente não foi capturada.
No local existem vários lotes e terrenos com mato alto. As cobras são predadores que gostam de ficar escondidos de tocaia, ou seja, elas caçam em lugares escuros. Sendo assim, o mato alto é basicamente um convite para cobras, dando a elas vários esconderijos legais. Elas adoram montes de folhas, de compostagem, restos de madeira e mato alto. Portanto, é importante que os lotes sejam limpos constantemente, assim como o quintal das residências.
Os moradores da região comentaram a imagem e solicitaram providências. "Este lote é ao lado da minha casa. Estou muito preocupada e desesperada com essa situação. Disseram que parece ser uma Jiboia", disse uma moradora.
Outra mensagem alertou os usuários do transporte. "Fiquem atentos. Onde o animal foi visto, várias pessoas aguardam o transporte público".
Segundo o Bombeiro Voluntário Denis Valério, pela foto dá para perceber que é um animal adulto e, provavelmente, alimentado. “Pelo tamanho do corpo é bem provável que ela tenha se alimentado. É um animal que não traz riscos aos ser humano, desde que não seja incomodada. Ela está no habitat natural dela”, informou.
Caso alguém veja a serpente novamente pode acionar os Bombeiros Militares, via 193. "Nunca obstrua o caminho de uma cobra. Apesar dela não ter veneno, possui bactérias que podem fazer mal ao humano", concluiu Denis.
Jiboia é uma serpente que pode chegar a um tamanho de 2 a 4 metros, mas raramente chega ao tamanho máximo. Pode ser encontrada em diversos locais do Brasil. Detecta as presas pela percepção do movimento e do calor e as surpreende em silêncio. Serpente arborícola não-peçonhenta que mata suas presas por constrição.
Créditos: Por dentro de tudo
Deixe sua opnião sobre o assunto.