Betim é a cidade com a maior taxa de homicídios entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em Minas Gerais. Em 2017, foram registrados 188 ocorrências, quando a população da cidade era de 427 mil pessoas, uma taxa de 52,1. Em seguida, vem Governador Valadares, com taxa de 42,8 homicídios, e Ribeirão das Neves, com 40,3. A capital mineira está na 12ª colocação, com taxa de 26,7.
Os dados fazem parte do Atlas da Violência, divulgado nesta segunda-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O estudo foi feito para medir o o nível de violência nas cidades médias e grandes do país. Ao todo, foram 310 municípios analisados. O instituto se debruçou sobre a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros no ano de 2017.
A pesquisa mostrou uma queda na taxa de homicídios em Belo Horizonte entre 2017 e 2016, quando saiu de 29,1 para 26,7. A redução foi de 8,4% no período. Entre as 10 cidades mineiras que apresentaram as maiores taxas de homicídios, estão seis municípios da região metropolitana.
Betim está na liderança negativa, com taxa de 52,1, seguida por:
Governador Valadares (42,8),
Ribeirão das Neves (40,3),
Vespasiano (37,2),
Contagem (36,7),
Santa Luzia (35,2),
Araguari (30,9),
Sabará (29,9),
Juiz de Fora (29,2),
e Sete Lagoas (27,2).
Belo Horizonte está na 12ª colocação.
Violência no Brasil
O município mais violento do Brasil, com mais de 100 mil habitantes, é Maracanaú, no Ceará. Em segundo lugar está Altamira, no Pará, seguida de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Dos 20 mais violentos, 18 estão no Norte e Nordeste do país.
Alguns dados surpreenderam os pesquisadores. Apesar de Santa Catarina ser um dos estados mais pacíficos, a taxa de homicídios em Florianópolis aumentou 70%, de 2016 para 2017. Por outro lado, houve diminuição das mortes em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde há uma boa organização policial e a solução de homicídios é maior do que no resto do país.
Deixe sua opnião sobre o assunto.