Os cidadãos poderão consultar, gratuitamente nos cartórios, a situação de empresas e pessoas em todo o território nacional.
Os moradores dos municípios de Pedro Leopoldo e Santa Luzia terão mais facilidade na hora de verificar se há protestos em um CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ou CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Os cartórios dessas cidades passam a oferecer, gratuitamente, atendimento rápido e prático por meio da instalação de totens.
A partir de agora, os cidadãos podem consultar, sem necessidade de cadastro, a situação de empresas e pessoas em todo o território nacional.
De acordo com a tabeliã e representante do Instituto de Protesto-MG, Fernanda Brant, uma das vantagens do totem é também agilizar o atendimento para quem está em situação irregular e pretende normalizá-la.
“Estando dentro do tabelionato, após utilizar o totem, a pessoa pode se dirigir a um funcionário, tirar dúvidas e receber todas as orientações para negociar e quitar a dívida”, disse.
A Consulta Nacional de Protesto (CNP) também pode ser feita por meio do site http://www.protestomg.com.br e por aplicativo.
Para protestar dívidas, o cidadão pode recorrer à Central de Remessa de Arquivos Eletrônicos (CRA), disponibilizada pelo Instituto de Protesto-MG, ou protestar direto nos cartórios.
Além de Pedro Leopoldo e Santa Luzia, outras cidades mineiras que terão totens instalados em seus cartórios em 2018 são: Diamantina, Guapé, Lavras, Poços de Caldas, Tupaciguara e Vazante.
Deixe sua opnião sobre o assunto.